Você sabia que atualmente, os convênios obedecem às determinações da ANS (Agência Nacional de Saúde) e quando o paciente possui em seu contrato o direito à “livre escolha”, ele pode escolher o prestador de serviço (médico, psicólogo, nutricionista, entre outros) de sua confiança, para realizar o seu tratamento?
E que este profissional não precisa pertencer a nenhuma rede credenciada, ele pode realizar o atendimento particular, pagar diretamente ao profissional e solicitar seu reembolso a operadora.
A operadora deve reembolsá-lo de acordo com as bases contratuais e determinações da ANS, que pode ser um reembolso parcial ou total, por isso é importante consultar junto a sua operadora os valores de reembolso que você possui direito, para cada procedimento, de acordo com o seu plano e também estar atento as legislações que regulamentam este serviço pelos convênios.
Resumimos aqui o passo a passo para que possa verificar e solicitar o reembolso das suas sessões de psicoterapia:
Cada operadora possui uma tabela de reembolso para cada plano de saúde, e você deve saber quais valores você tem direito no seu plano, dependendo, o valor reembolsado poderá ser parcial ou até mesmo o valor integral de cada sessão.
Ligue para sua operadora ou corretor de saúde e pergunte, qual é valor de reembolso para sessões de psicoterapia e já verifique também quais são os documentos necessários, o formato de envio das solicitações e os prazos para reembolso.
Muitas operadoras solicitam um encaminhamento de um médico para fazer o reembolso que você deve enviar junto a primeira solicitação e para conseguir isso basta marcar uma consulta com um médico de sua preferência, de qualquer especialidade e solicitar o encaminhamento para sessões de psicoterapia.
Este procedimento é simples e rápido. Os médicos já estão acostumados a fornecer esses encaminhamentos, que deve se datado, possuir um CID e ser assinado e carimbado com o CRM do médico solicitante.
Solicite seu recibo ou NF de reembolso para o psicólogo, informando seu nome completo, CPF e e-mail e o mesmo irá encaminhar para você após a realização de suas sessões.
Em alguns casos as operadoras pedem também uma declaração ou relatório, caso seja necessário, solicite este documento ao psicólogo.
Verifique junto a sua operadora onde você deve realizar a solicitação de reembolso, em grande parte das operadoras você pode solicitar de forma online, pelo aplicativo ou site delas.
Envie na primeira solicitação todos os documentos necessários (encaminhamento médico, recibo/nota fiscal e ou declaração do psicólogo), e para as demais solicitações normalmente as operadoras pedem somente o recibo/nota fiscal do psicólogo.
Após o envio aguarde a análise da operadora, os prazos para reembolso podem variar, consulte o da sua operadora para o seu plano.